Movimento Uniforme ou mais conhecido como M.U.
Ok pessoal, vamos lá!
Hoje aprenderemos como se comporta um objeto, um veículo, uma partícula, ou até você mesmo no seu espaço em função de um tempo.
Imagine que estamos em uma auto pista a 100 km/h e que consigamos manter esse veículo em que estamos com o ponteiro nessa posição, saberemos que se mantermos nessa velocidade de 100 km/h, a cada uma hora percorreremos uma distância de 100 km.
E dessa forma, iremos aprender a associar velocidade, tempo e espaço, como movimentos uniformes.
A função Horária do Movimento Uniforme
O Estudo do Espaço em Função do Tempo
Com isso, podemos dizer que um móvel realiza um movimento uniforme quando percorre espaços iguais em tempos iguais, ou seja, o espaço varia uniformemente ao longo do tempo. Isso só ocorre quando a velocidade do móvel permanece constante durante todo o trajeto.

E atenção, a velocidade é constante e pode assumir qualquer valor diferente de zero.
E podemos classificar o MU:
a) Movimento Uniforme Progressivo – O sentido do movimento do corpo coincide com o sentido fixado como positivo para a trajetória; a velocidade do móvel é positiva; os espaços aumentam em relação à origem.
b) Movimento Uniforme Retrógrado (ou regressivo) – O móvel anda contra a orientação da trajetória; a velocidade é negativa; os espaços diminuem algebricamente em relação à origem.
c) Movimento Acelerado: É o movimento em que os sinais da aceleração e velocidade são iguais. Note que nesse movimento o módulo da velocidade aumenta com o tempo.
d)Movimento Retardado: É o movimento em que os sinais da aceleração e velocidade são diferentes. Note que nesse movimento o módulo da velocidade diminui com o tempo.
Agora definimos uma forma algébrica do M.U. em uma equação horária
dada por uma função do 1º grau e é chamada de função horária da posição. Através dela podemos determinar a posição de um móvel num determinado instante.
S = So + Vt
onde: S= espaço final.
So= espaço inicial
V= velocidade
t= tempo

Dica: para facilitar a memorização chamamos ela de fórmula do S=SOrVTe.
E se eu quiser saber aonde eu posso me encontrar com um outro veículo ou pessoal???
Considerando que eu esteja em um móvel A e outra pessoa em um móvel B se movimentando em uma mesma trajetória simultaneamente em sentido opostos ou em mesmo sentido. O encontro entre o móvel A e o móvel B ocorrerá quando eles estiverem na mesma posição. Ou seja: Sa = Sb
Saiba mais, podendo expressar esses movimentos através de gráficos!
Os gráficos são facilitadores de observação sem deixar passar informações, mas pelo contrário, agrega informações, sendo um grande auxiliador em expressar o comportamento do móvel.
Podemos observar que o espaço é uma função do tempo s = f(t), do 1º grau em t.E funções do 1º graus são representadas por retas (crescentes, decrescentes ou paralela a um dos eixos) no sistema de coordenadas cartesianas, em relação ao eixo dos tempos.
Para v > 0 a função é crescente (figura abaixo à esquerda), e para V < 0 a função é decrescente (figura abaixo à direita), assim o gráfico da função pode ser:
Gráfico do MU para v = cte. >0 e v=cte.<0
Notamos que o gráfico da função é uma reta crescente, portanto, o movimento é progressivo, e quando a função é decrescente o movimento é regressivo.
E de forma análoga, podemos substituir o eixo da posição "S", pelo da velocidade "V", assim, temos o exemplo abaixo:
Vamos ao exemplo:
1) Um móvel parte de Anápolis para Goiânia, sabendo que o trecho entre os trevos é aproximadamente 50 km, e em função da fiscalização meu veículo trafega a 80km/h, em quanto tempo faço esse percurso?
Resposta:
Partindo do princípio que Anápolis é o meu ponto 0 (zero), e Gyn a chegada no kilômetro 50, e também que a velocidade adotada seja de 80km/h, pela equação:
S = So + Vt
teremos:S= espaço final, Gyn (50km)
So= espaço inicial, Anápolis (0km)
V= velocidade (80km/h)
t= tempo (?)
Então:
S = So + Vt
50=0 + 80.t
t=50/80= 0,625h transformando em minutos (x60)= 37,5 minutos ou ainda,
37 min e 30 segundos.
Faça você....
1) Sabendo que o movimento de um móvel é descrito a partir da equação S= 30 + 15t, sendo metros e segundos, descubra qual será a posição no instante:
a) t= 0s;
b) t= 2s;
c) t= 4s.
Resp.: a) 30m; b) 60m e c) 90m.
2) De acordo com o gráfico abaixo, responda:
a) Descreva qual o seu comportamento:
b) No instante igual a 5 segundos, qual a sua posição?
Resp.: a) Pregressivo; b) 0m.
Fonte:
Obrigado Pessoal!





